1. Cuba de parede
A cuba de parede é muito utilizada em banheiros pequenos, podendo ser fixada diretamente na parede ou com uma coluna de apoio, não necessitando de bancada.
Apesar de prática e funcional, o espaço disponível para colocar objetos como saboneteira, porta-escovas e demais itens é bem reduzido, mas isso pode ser resolvido com a fixação de nichos e prateleiras, por exemplo.
2. Cuba de sobrepor
Esse modelo de cuba, muitas vezes é confundido com a de apoio, devido ao seu nome, mas diferentemente do que se pensa, a de sobrepor é fixada sobre a bancada que possui um recorte previamente feito, deixando um borda saliente.
Elas ocupam um espaço maior sobre a bancada, mas liberam espaço na parte inferior, o que é melhor caso você vá utilizar esse espaço para armazenar algo, seja instalando um gabinete, armário móvel ou colocando caixas/cestas sobre uma prateleira.
3. Cuba de apoio

Essa cuba é apoiada completamente sobre a bancada, e além de combinar com praticamente todos os estilos de decoração, devido a infinidade de materiais e cores disponíveis, garante funcionalidade ao minimizar os respingos de água sobre a pia.
A cuba de apoio, é muito utilizada em banheiros pequenos, podendo ser uma boa opção para lavabos.
Mas é importante lembrar, que ao optar por esse modelo de cuba, a bancada deve ser instalada mais baixa, pois devemos considerar a parte exposta na altura total.
4. Cuba esculpida

A queridinha do momento, é a cuba esculpida, também conhecida como montada, nesse caso a válvula (ralo) fica escondida sob uma peça do mesmo material da bancada, o que faz que tenhamos um efeito estético limpo e leve.
O mais comum é ela ser “montada” de acordo com o espaço disponível, e possui diferentes possibilidades de caimento, podendo ser encontrada em materiais como mármore, granito, porcelanato e resina.
Apesar de linda, ela demanda um cuidado maior com limpeza e manutenção, então é melhor para banheiros usados esporadicamente ou lavabos.
5. Cuba Semi-encaixe

A cuba semi-encaixe é ideal para banheiros que possuem a pia com uma profundidade muito pequena que dificultaria a instalação de um outro modelo de cuba.
Assim ganha-se espaço no lavatório, pois a parte da frente da cuba “salta” a bancada.
Elas estão sendo muito utilizadas em apartamentos pequenos, mas antes de escolher esse modelo, caso a pia fique ao lado da porta, verifique se não atrapalhará a sua abertura, devido a parte saliente.
6. Cuba de embutir
Esse é o modelo mais comum, presente em grande parte das casas brasileiras, principalmente pela facilidade de se encontrar diferentes tipos já prontos nas lojas, inclusive em conjunto com gabinete e espelho. No entanto, isso não garante que tenha o menor custo, pois devido a diversidade de modelos e materiais, há uma grande variação de preços.
Nesse caso, a cuba é colada sob a bancada, o que permite um bom acabamento e dependendo do modelo um melhor aproveitamento da área da pia.
Caso você tenha esse modelo em casa e queira dar uma modernizada no seu banheiro sem gastar muito, uma opção é trocar somente o gabinete ou fazer um acabamento na bancada que chamamos de “saia” para esconder a tubulação e colocar somente uma prateleira em pedra, vidro ou madeira sob a pia, e utilizar caixas e cestos para guardar os materiais de higiene e toalhas.
7. Cuba de piso
A cuba de piso é um dos modelos mais modernos e necessita de um investimento um pouco maior, pois além de ter um custo elevado por si só, requer acessórios como torneiras e peças de apoio mais específicos para compor a decoração.
Esse modelo dispensa bancada, e é ideal para ambientes comerciais/corporativos ou banheiros menores, no entanto deve-se levar em consideração como foi dito anteriormente os itens que serão necessários para higiene e que não poderão utilizar dessa cuba como apoio, devido a inexistência da pia.
* BÔNUS
